Páginas

quinta-feira, 27 de março de 2014

Talvez

Se você espera rir com este texto hoje, talvez você esteja errado.

Uns falam da fé, outros falam da força forte, outros falam do amor. Porra nenhuma! A coisa mais forte que existe no mundo é o talvez (Talvez o Batman montado num tubarão branco com um sabre de luz seja mais forte)! Para comprovar o que eu digo, existe até uma parte inteira da matemática para estudar o talvez e que vocês conhecem (ou talvez não conheçam) como estatística.

Talvez eu esteja enganado, ou talvez não. Porquê eu estou falando disso? Talvez porque eu li uma coisa hoje no facebook (por incrível que pareça) que me levou a pensar no talvez. "Ser bem sucedido significa algo diferente para cada um." Até tem um "respeite" no final, mas eu não gosto que me digam o que fazer, então eu respeito se eu quiser. Talvez o face não seja tão inútil quanto o fazem parecer, se ao invés de "ver, curtir e compartilhar", talvez vc vir, parar e pensar.

Mas o que tem a ver ser bem sucedido com talvez. Ora (como dizia o Boulinhos), muito simples. Porquê talvez eu nunca seja bem sucedido, ou talvez o seja. Depende de quem vê. E que diferença faz? Talvez nenhuma. Talvez eu não consiga me manter no emprego, talvez porquê mereço outro, talvez não. Talvez nunca trabalhe em uma grande empresa com muitos funcionários e um auxilio imóvel, ou talvez não. Talvez meu chefe esteja lendo isto e gostando ou talvez não. Ou talvez jamais leia. Porque talvez meu blog seja péssimo e talvez na verdade os únicos que leem são alguns de meus amigos, ou talvez não. Talvez você goste de macarrão ao alho e óleo ou talvez você só coma porquê alguém fez.

O medo do futuro é porque talvez ele seja bom, ou talvez não. Ao mesmo tempo que o talvez traz o medo, ele te da a esperança de talvez ser diferente. Ou talvez ser igual é que é bom. Talvez eu nunca tenha uma crise ou talvez a tenha e talvez, mas só talvez, eu vá para as Bahamas curá-la. Ou talvez eu nem consiga fazer isto. Talvez a probabilidade de Dedé esteja certa e todos os eventos no universo tem 50% de chance de acontecer, ou talvez eu só esteja falando de Dedé demais no meu blog.

É tanto talvez que talvez eu nem consigo contar, mas a vida é a sim, afinal, se tivéssemos certeza de tudo, que graça teria a vida? Talvez nenhuma. A incerteza nos move, a incerteza nos une, a incerteza nos preocupa e nos mantém alertas. Eu gosto do talvez. Talvez porque quando a certeza chega, as incertezas continuam, então sabemos de quem sermos aliados.

Um comentário: